Processo Açai
O PROCESSO
Qualidade desde o início
Para garantir que a cadeia produtiva de MonaVie siga os altos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, a MonaVie mapeou colhedores de açaí na região Amazônica, padronizou alguns processos e elegeu os melhores parceiros para o fornecimento do fruto. Optou por dar oportuniudade à população brasileira, contribuindo com a comunidade local.
Seleção dos ingredientes
Um dos principais diferenciais de MonaVie está na utilização do purê de açaí com o pó de açaí, obtido pela tecnologia chamada freeze-drying. Este processo, que consiste na desidratação por congelamento, inibe a perda das propriedades do fruto em relação ao tradicional processo de desidratação por calor. Muitas empresas utilizam apenas o suco da fruta do açaí, que é obtido por meio de um processo de clarificação (filtragem da polpa e da gordura natual). A MonaVie, porém, usa o purê de açaí da mais alta qualidade e o exclusivo pó de açaí desidratado por congelamento. Isso assegura que o melhor do açaí chegue em nossa fábrica no Brasil, onde essa bebida premium e deliciosa é produzida.
Processamento do Açaí
Nas unidades de processamento, o açaí passa por uma higienização completa e é transformado em purê. Parte deste purê passa pelo processo de freeze-drying. Ao purê e pó de açaí são acrescidas as outras 18 frutas, em forma de purês e sucos concentrados. O açaí é um fruto extremamente perecível. Por isso, a MonaVie tem que processá-lo em 24 horas.
Tecnologia na produção
MonaVie passa pela Pasteurização Flash (Flash-Pasteurization). Nesse processo avançado, a fórmula é rapidamente aquecida, envasada e resfriada, capturando os sabores e as cores vibrantes da mistura dos frutos. Este tipo de pasteurização é superior à pasteurização tipo chaleira - processo regularmente utilizado por muitas empresas - já que o aquecimento da fórmula por períodos longos pode 'cozinhar' acidentalmente as propriedades essenciais dos ingredientes. Ao utilizar a pasteurização rápida (flash) e os ingredientes mais bem selecionados, somos capazes de preparar e envasar por ano milhões de garrafas de MonaVie, com a mais alta qualidade.
Da natureza até você
A empresa acompanha todas as fases da elaboração do produto, desde a colheita do açaí, passando pela seleção e rastreabilidade do fruto, até a mistura com as outras frutas e envase da bebida. O processo produtivo ocorre no Brasil e toda a cadeia segue rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa e por normas mundiais, resultando numa bebida altamente diferenciada, saborosa e exclusiva.
Mudando a história
Há muitos anos, a destruição da floresta amazônica ocorre a uma velocidade cada vez mais alarmante. Como a maioria das espécies botânicas da região, a palmeira do açaí tem sido colhida de maneira desastrosa e desnecessária. Essas árvores são destruídas ilegalmente apenas para a obtenção do "broto da palmeira", mais conhecido como palmito. A colheita apenas do palmito destruía a floresta, além de não proporcionar benefícios econômicos duradouros.
Atualmente, por meio de uma parceria com a MonaVie, os habitantes locais podem praticar uma colheita sustentável, promovendo o crescimento da economia da região. A palmeira do açaí dá frutos duas vezes ao ano. Dessa forma, é possível colher o açaí o ano todo, o que gera renda contínua e preserva a floresta Amazônica. Ao apoiar a colheita sustentável e vender o açaí, a MonaVie leva essa fruta silvestre ao mercado, dando, ao mesmo tempo, oportunidade de melhorar a vida de muitas pessoas e preservar uma área vital do Brasil.
CURIOSIDADES DO AÇAI
1. Açaí é um termo indígena. O nome científico da fruta é Euterpe Oleracea. É encontrada predominantemente no estuário do Amazonas, nas planícies inundadas e nas terras mais altas.
2. A palmeira de açaí apresenta um tronco delgado, podendo ser ligeiramente curvo, com uma altura média de 15 a 20 metros.
3. Maduro, o açaí tem a cor violeta-escuro, com aproximadamente 12 a 15 milímetros de diâmetro.
4. Pode ser colhido o ano inteiro, mas o período seco do Brasil, que vai de julho a dezembro, é o de maior abundância.
5. É uma fruta extremamente perecível. Por isso, seu processamento deve ocorrer em até 24 horas.